Cowboy Cantor

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Aqui Estão os Sex Pistols

Trinta anos é muito tempo para algumas coisas. Para outras é insignificante. Por exemplo, dizer que foi há trinta anos que se lançou o álbum “Never Mind the Bollocks, Here’s the Sex Pistols”, poderemos dizer que trinta anos é muito tempo. E se pensarmos que os Sex Pistols só tiveram três anos de actividade efectiva, então estes trinta anos de aniversário do álbum, que se comemoram hoje, tornam-se intemporais. E é mesmo isso.
Não consigo atribuir ao único álbum de estúdio dos Sex Pistols o rótulo de punk do final dos anos 70, porque simplesmente ouço o álbum e sinto que grande parte das canções fazem sentido serem ouvidas ainda hoje. Quer pela temática das letras, quer pelo som.
A verdade é que este álbum e a banda nos seus três anos de actividade, entre 77 e 79, mudaram o rumo da música dos anos seguintes. Para muitos uma das melhores bandas de punk rock de Inglaterra, para mim a melhor de sempre.
Usando uma linguagem muito adolescente de hoje em dia, os Sex Pistols eram muito à frente, e adolescentes também: Sid Vicious, o guitarra-baixo da banda, e rapidamente tornado um ícone da música punk, considerado um músico sofrível, morreu aos 21 anos de overdose.
A primeira vez que ouvi a sério os Sex Pistols foi depois de ver o filme “24 Hour Party People” (filme em documentário da música de Manchester do início dos anos 80), em que se ouve “Anarchy in the U.K.”. O meu tema preferido dos Sex Pistols até nunca foi gravado em álbum, apenas em single, mas “Silly Thing” é de facto um tema com um refrão de estádio que tem a mesma idade de “Never Mind the Bollocks Here’s the Sex Pistols”, ou seja, intemporal.

Sem comentários: