Cowboy Cantor

quarta-feira, 9 de março de 2011

Uaninauei: artista do mês de Março


(find the english version at www.facebook.com/cowboycantor)

“Queremos é dizer mal de tudo. E é a crise, a crise. E mal. Isto está tudo muito mal. E gente queixa-se muito. E as letras é basicamente a gente a queixar-se de tudo. Somos bons portugueses”.

Não, não pode estar tudo muito mal. Quando um grupo de rapazes decide ensaiar ao ar livre, numa quinta da avó de uma amiga em Évora, as coisas não podem ser assim tão más. Por detrás de cada acorde, cada toque, cada puxada de corda, cada palavra, está algo de diferente na forma como os Uaninauei tocam e apresentam as suas canções.

Sem preconceitos e sem medos, fala-se em prostitutas que sorriem (Neve Carbónica), filosofias de autoclismo, ladrões e contas bancárias precárias (Cantiga de um Ladrão). E esta metáfora: Sentas-te à mesa da tua presa/ Não tens dinheiro mas comes sobremesa.

Depois há uma freira com olho vesgo, ou um padre de fato branco a falar do destino (Betoneira, Vida do Mal). Há ainda um coro alentejano em Balada do Cavalo.

E para o final há o discurso d’ O Rei que manda sentar quem não quer estar de pé, ou calar quem não quer falar. E O Rei manda embora quem não quer estar aqui ou quem canta sempre o mesmo fado.

Lume de Chão (edição de autor) é no final de contas um conjunto de canções rock, por vezes com três guitarras, e com refrões para se cantar de pulmão bem cheio, com muita alma e sem medo.

Aqueles que bem poderiam ser os Quinta da Avó da Amiga, são na verdade os Uaninauei. Uma piada que surge a partir da expressão running away, presente nas letras das canções dos grupos portugueses que cantam em inglês, mas que não se percebe metade das consoantes.

Os Uaninauei são artistas do mês de Março no Cowboy Cantor.

Uaninauei (Évora, Portugal)
Comprar Lume do Chão: uaninauei@gmail.com

Sem comentários: