Cowboy Cantor

terça-feira, 4 de janeiro de 2005

Os Patinhos (a sucessão)

Bem sei que é difícil para um músico, um actor, um realizador, um autor, ou outro artista, depois de um grande êxito, manter a mesma qualidade. No caso específico, estou a falar dos estrondoso êxito que foram Os Patinhos da RTP. De facto estas personagens foram umas das mais bem sucedidas de sempre da televisão. Crianças, jovens e adultos paravam tudo para ver tão curiosas personagens.
O vocalista tinha uma presença inegualável. Uma coisa de fazer inveja ao Robbie Williams. O xilofonista tinha uma vontade que não enganva ninguém: o pato estava mesmo a tocar. O percussionista da Manchester Camarata que se cuide, porque este patinho ainda lhe tira o lugar. As bailarinas, para além da boa aparência, tinham uma graciosidade e precisão de movimentos de fazer inveja a qualquer bailarina do corpo de bailado Bolchoi.
Será difícil substituir Os Patinhos com algo de tão grande qualidade.
Devido a tão grande êxito destes nossos amigos, acho que a RTP deveria ter mais cuidado em escolher os seus sucessores. Já viram e ouviram a nova rúbrica Vamos Dormir? Bem que se podiam ter esmerado mais em fazer algo bom. As marionetas, algumas, têm mesmo cara de quem diz: "Ou vais para a cama, ou como-te vivo". Alguns são mesmo feios.
As vozinhas... Irrita-me ver desenhos animados dobrados em português por esta simples razão: as vozes das personagens são sempre em falsete (um falsete muito falso). Estes novos bonecos têm umas vozes estridentes demais. Estava bonito se nas minhas aulas eu cantasse em tais falsetes. Acho que nem sequer teria passado do 2º ano do meu curso (e tanto que me custou a passar o meu segundo ano de curso).
E quanto à música, já a ouvi muitas vezes, e ainda não consigo cantar a melodia. Ou seja, se eu não consigo (eu que sou adulto, ou tenho esta responsabilidade de o ser, e até sou professor de Educação Musical), como é que querem que as crianças ganhem amizade a estes novos monstrezinhos?

Sem comentários: