Cowboy Cantor

domingo, 5 de dezembro de 2004

Vinte e Qualquer Coisa

Pois é, quem o conhece já percebeu pelo endereço que está aqui acima de quem vou falar. Quem ainda não o conhece, devia. Chama-se Jamie Cullum. Tem 20 e qualquer coisa (como ele próprio diz numa das suas canções "Twentysomething".
O rapaz acredita ser influenciado pelo Kurt Cobain (ele sabe de cor todo o Nevermind), mas toca e canta jazz. Mas será mesmo jazz? Pelas palavras do próprio, "isto não é jazz. Eu ando a prostituir o jazz". Realmente, um concerto dele mais parece um concerto de música rock. E nota-se realmente uma certa influência do Kurt Cobain. Jamie Cullum não salta a tocar piano, ele salta para o piano para tocar. E salta mesmo: "I've got you (plam, um sapatada nas teclas do piano) under my skin. I've got you (plam, outra sapatada no piano) under my skin." Ele toca piano em pé. Nunca vi ninguém a tocar piano jazz em pé. Ele tira o microfone. Pede às pessoas para cantarem com ele. Ele bate no piano. Salta-lhe para cima, e salta-lhe em cima. Bate-lhe por cima, pelos lados, por baixo. Sim, porque o piano não se toca só nas teclas.
Enfim, o que o Jamie Cullum faz é uma mistura de uma encenação de um concerto do Robbie Williams, e um concerto clássico de jazz. Os próprios arranjos têm sonoridades pop/rock. O rapaz tem uma voz excelente, tem muito talento, e tem aquela sorte de tocar com grandes músicos.
O disco e o DVD andam à venda. É para quem gosta de jazz, e também para quem acha que não gosta.

Sem comentários: